sábado, setembro 17, 2005


"As planicies que me acalmam..."
Muitas são as pessoas que para se sentirem bem gostam de se sentar a ver o mar, a olhar o céu, a lua, as estrelas... eu não sou excepção mas, aquilo que na verdade me acalma, que me "alimenta" o equilíbrio, que me faz manter alguma sanidade mental, são as planícies do Alentejo. Talvez por ter crescido em pleno coração do Alentejo, talvez porque nos transmitem imensidão, nos transmitem calma ou pura e simplesmente porque nos proporcionam um quadro visual lindo.
Sempre que a minha vida se transforma num labirinto do qual não encontro saída, numa equação da qual não consigo resolver a incógnita é este o meu refúgio. Sentar-me num sítio calmo, o silêncio que impera nestes campos e só eu...eu e toda a vastidão deste Alentejo. Muitas são as vezes que encontro as respostas que preciso a olhar para este infinito mágico que se transforma ao longo do ano. Às vezes é um "mar" verde que nos presenteia com a sua presença, meses mais tarde...é uma vastidão de campos dourados, que ao sabor do vento balanceiam as culturas...
É este vento mágico que dança nos campos dourados que leva as coisas que nos chateiam mas, é também neste vento que chega o equílibrio que preciso.
É nestas planícies que também vivo os momentos de alegria. É fantástica a sensação de poder correr por estes campos, é o sentido de liberdade que nos invade, é uma sensação magnífica de bem estar, parece que temos ao nosso alcance todo o mundo, que tudo nos pertence, que vamos conquistar tudo e todos. Sorrimos e invade-nos o querer transmitir a todas as pessoas essa felicidade...
Se algo me agita, me inquieta, a solução para ordenar as idéias é....pegar no carro, um bom cd e conduzir por esses campos fora até encontrar um sítio onde parece que mais nada existe.
Aí sou só eu e toda a imensidão do "meu" Alentejo.....

2 comentários:

Anónimo disse...

Antes de mais obrigado pelo postal...
Sim o nosso Alentejo é lindo...
Tu conseguiste nestas tuas palavras demonstrar o quanto o adoras...
Mesmo que um dia o tenhas que abandonar é certo que que irá contigo no teu coração...
Beijos gigantes...

Anónimo disse...

ola maninha****
bonito texto ;). sim, ja sabia esse teu refugiu, axo k todos nós no sentimos bem no sistio k nascemos, pk sentimo-nos acolhidos, e percebo bem isso pk kd me sinto mal tmb sinto vontade de me escapar para a minha cidade do Porto...logo a partida se pensa k a cidade de Porto por ser uma grande cidade é mt agitada, e nao dá para uma pessoa estar sossegada..é de facto agitada sim, mas no ceu centru, porem ha outros lugares k neles conseguimos encontrar akele sossego k procurarmus...tal como a ribeira, o palacio de cristal...ha mts sitios em k se pode refugiar, e ja encontrei o meu...tem uma vista linda, tras-me alguma recordaçoes, e sem duvida sei k de la de cima vejo uma das maiores riquezas, a Minha Cidade Do Porto!

bjinhus gds
sara