domingo, fevereiro 28, 2010

Já passou uma semana desde que a ilha da Madeira foi assolada pelas fortes tempestades e a tragédia se instalou. E sinceramente... começa a fartar-me ver os noticiários dedicarem quase a sua totalidade a procurar imagens de destruição, a explorar o sofrer dos madeirenses. Entendo que é preciso informar e que, todos juntos devemos ajudar a levantar a ilha da Madeira novamente.
Tenho amigos na ilha, andei com o coração num aperto desgraçado enquanto não consegui falar com eles/as. Havia sempre a possibilidade de não voltar a falar com alguns amigos madeirenses, mas nunca aceitei essa possibilidade e sei que eles também não aceitariam.
Vivi de perto 4 anos com madeirenses e sei que são pessoas de garra, que não ficam à espera que as coisas caiam do céu. São pessoas que, por muito que a vida lhes tenha trocado os planos, choram o seu luto mas levantam os braços e lutam de novo. Têm orgulho na sua ilha, têm orgulho nas suas gentes. Tenho a sensação de que, se fosse no continente ainda hoje havia um chorrilho de "coitadinhos de nós que ninguém nos acode", mas com as pessoas da Madeira tem sido diferente.
Têm a noção de que sozinhos não conseguem e, muito bem, pediram ajuda. Mas eles próprios começaram rapidamente a trabalhar na reconstrução da ilha sem ficar à espera.
Tenho orgulho de que hajam pessoas assim no nosso país. Tenho orgulho de ter amigos assim.
Cá estaremos para ajudar no que fôr preciso ;)

Sem comentários: