sexta-feira, maio 28, 2010

3 Marias


Está quase a fazer três anos que a C. casou. Quando a C. me disse que ía casar achei que estava a brincar comigo, que estava a tentar pregar-me uma partida. Tinha para mim a imagem de que continuavamos a ser aquelas miúdas que queriam aproveitar ao máximo o tempo de férias sem nos preocupar com nada. Não consegui conter o meu ar de espanto ao constatar de que a C. não estava a brincar. Ri e fiquei feliz pela C. e pelo S. (Mas no meu intímo, continuava a achar que a C. não estava boa da cabeça. :P) Felizmente a C. hoje contínua super feliz e tem uma pimpolha linda, linda.
Restavam duas das "3 marias" que foi aquele grupo de adolescente.
Amanhã a T. vai casar. Já não fiquei tão surpreendida como aconteceu com a nossa amiga C. mas não consigo evitar pensar em como o tempo passa depressa. Já vai longe o tempo das "3 marias". O tempo em que saíamos às escondidas dos nossos pais, em que passávamos tardes inteiras na piscina ou no jardim. Já vai longe o tempo em que vivemos os primeiros amores e os primeiros desgostos juntas.
Fomos trilhando caminhos diferentes. A C. foi a primeira a entrar no mundo do trabalho, a tirar a carta, a casar e ter uma bebé. Daquilo que recordo da C. da adolescência, posso dizer que atingiu as metas que definiu para ela. Ter a sua família. A T. tinha metas semelhantes, a única diferença é que a T. trabalha longe, faz centenas de km's por mês para trabalhar. Mas no essencial, traçou o mesmo caminho que a C.. Nunca sonharam em continuar a estudar e tentar entrar num mundo de trabalho mais qualificado.
Mas estão as duas felizes e eu fico feliz pelas minhas marias.
(Acabo de constatar que sou a ovelha negra das três marias. Não anseio com o dia do casamento, nem quero embarcar na tradicional "família feliz". Desculpem lá minhas marias mas eu prefiro mesmo dedicar-me ao trabalho, a mim própria e deixar para vocês essa tarefa de aumentar a natalidade do país.)

Sem comentários: