sábado, outubro 07, 2006

O direito à resposta

A propósito do post anterior, sobre as praxes e os srs estudantes como alguém anónimo nos resolveu chamar.
Por norma nao me dou ao mínimo esforço para responder a provocações sem fundamento no blog, especialmente quando são feitas por alguém que não tem sequer a coragem de assinar.... (vá-se lá saber porquê.... falta de coragem? hum...talvez, ou então pura e simplesmente porque é mais fácil apontar um dedo do meio da multidão....)
O sr Anónimo resolveu vir até ao post ante anterior, ler e insultar a torto e a direito o pessoal universitário. Assim sendo....parto do principio que o sr Anónimo pretendia o ataque pessoal também e por isso a resposta.
Não, os srs estudantes universitários não são uns filhos da puta frustrados, a humilhar quem de novo chega a este patamar do ensino. Não, eu não me julgo mais e melhor do quem quer que seja por ter um curso superior, nem tão pouco me arrastei anos e anos pela universidade a gastar o dinheiro dos velhos como diz. (E se nós universitários somos tão mal formados porque é que é o sr Anónimo a chamar velhos aos pais?) Se alguma vez bebi uns copos e tomei uma bebeira? Sim tomei. E o sr Anónimo nunca o fez porque isso é sintoma exclusivo dos universitários....não me parece.
Fala-me de fascimo e ditadura porque simplesmente defendo que o uso do traje académico não deve acompanhar o uso de piercing's faciais e térerés. O traje académico não representa uma forma de opressão actualmente, não é imposto a quem quer que seja e só o usa quem quer. Como só o usa quem quer....deve usá-lo correctamente. Também não vês policias com piercing's faciais, os próprios jogadores de futebol são proibidos actualmente de jogar com adereços...cada usa o traje que quer, mas quando o faz deve fazê-lo correctamente.
As praxes deveriam servir para integrar caloiros.... perguntas-me se alguma vez ajudei caloiros a preencher papéis pras bolsas, procurar bibliografia.... Sim integrei caloiros, sim dei-lhes a conhecer todos os cantos da universidade e preenchi impressos com eles. Não só lhes ajudei a procurar bibliografias mais coerentes e ricas, como muitas vezes lhes dei as minhas coisas sem qualquer tipo de problema. Sim, passei muitas horas fechadas numa biblioteca fechada com caloiros a ajudá-los em trabalhos,estudos e pesquisas. Não fiz mais do que meu dever, não fiz mais do que a minha obrigação enquanto pessoa com mais experiência. E nem por isso me julguei alguma vez melhor do quem quer que seja. O que deve parecer estranho ao sr Anónimo porque afinal eu ainda não acordei para a vida e sou apenas uma frustrada que acha que o mundo é todo cor de rosa....
Estranho.... se o mundo é todo cor-de rosa e "vivemos em Portugal" (chegaste a essa conclusão sozinho ou recorreste ao Google Earth?) Porque raio me interessa a mim que as pessoas com quem estudei tivessem acesso ao melhor que nós conhecíamos?? Porque raio fomos nós reconhecidos como excelentes alunos do curso que frequentávamos por um dos melhores profissionais da Peninsula Ibérica?? Deve ser porque somos uns filhos da puta frustados....
E sim vai existir censura...vai existir censura nos comentários do meu blog (ou seja....o teu vai ser apagado sr Anónimo...) porque no meu blog só me insulta quem eu deixo, porque no meu blog só escreve palavrões quem eu quizer, porque no meu blog quem manda SOU EU!
Depois de ler o teu comentário ficou-me uma questão.... Sr. Anónimo, toda aquela raiva contra os universitários não será frustração....? Vá-se lá saber porquê .... (Andas em Évora e só consegues encontrar universitários filhos da puta? Mas afinal tu andas a procurar filhos da puta ou pura e simplesmente não encontras mais nada para fazer? E eu que até gosto de Évora, e eu que até sou de Évora....)

8 comentários:

Anónimo disse...

ora sim senhor gostei do texto, eu tmb tinha chegadu a ler o texto desse senhor. O k mais me aprecia ver nesses lindos comentarios é a parte de cima de identificaçao lol...anonimo ou as famosas reticencias, como é lindo as pessoas assumirem-se. Isso é k era ganhar vergonha na cara e identificares-te como pessoa. Se és anti .praxe, problema o teu, agora respeita o trabalho dos outros, pk kd dizes k es anti-praxe e certeza k os outros respeitam tmb. Ninguem é obrigadu a estar na praxe, NINGUEM, so esta nela kem ker, por isso nao ha cá os mauzinhus k so dao na cabeça aos mais novos pa se aproveitarem, nao, a isso chama-se praxe, e se tu nao tas nela nao te dou o minimo dreito de falar dela, pk so kem fala de conhecimento de causa é k se dá o direito de discutir coisas k dela fazem parte. se tu es sim um frustrado nao venhas meter tu a culpa nos outros....vai tu beber umas cervejas e nao te revoltes contra um mundo k nao te fez mal nenhum...sim, pk a praxe como alguem ja me disse, é um mundo a parte....á parte, pk nao é pra todos, so esta la kem pode (estudante) e so esta la kem ker, e á parte pk so pode falar dele kem nele vive....de resto nao venham dar liçoes de moral kem nunca soube da historia...metendo aki o facto do promenor de nao saberes ou nao kereres saber k o uso do traje reker sim promenores k defendem a igualdade para todos k o usam, nao kerendo diferecnciar akele k tens isto e akilo k o torna mais bonito com o traje, nem devendo tu saber k no traje se devem retirar as etiketas, sabes tu pk? pk nao ha trajes mais valiosos k outros, uns k foram numa loja carrissima, e outros feitos por familiares...nao, ha praxe defende os principios da igualdade, por isso as vezes se fala em "espirito de manada", pk la tosos teem k ser iguais, apenas se mantem os respeito pelos mais velhus, pa ninguem pensar k chega la e akilo é tudo deles, k sao uns reis. Nao, se na vida tudo se deve fazer com respeito, pk la nao? e aproveita e ganha tu tmb um pouco de respeito pelos outros e por ti mesmo....pk de frustados como tu, este mundo ta cheio!

Sara

Anónimo disse...

Peço desculpa não me identifiquei correctamente, o meu nome e Zé Manel Reticências, as vezes sou um pouco tímido, peço desculpa a senhora estudante, mas como vi tantos anonymous nos comentários, resolvi ser original e escrever reticencias, para mostrar k tenho mais coragem que os outros k comentam os teus posts. Em relação a querer resposta em troca, epa cá por mim, tudo bem, desde que te sintas bem contigo e com o teu blog, é-me indiferente. “O sr Anónimo resolveu vir até ao post ante anterior, ler e insultar a torto e a direito o pessoal universitário “- alto lá , não tou a declarar guerra a ninguém, alias os meus melhores amigos e as pessoas em quem confio, a maior parte conheci-os na universidade, e certamente concordarão comigo com a minha posição que a maior parte das praxes que lá ocorrem são cenas ocas sem nexo nem fundamento e que só servem para gastar tempo às pessoas, feito por pessoas frustradas e imbecis (sim eu sei o que digo, eu bem vejo o que se passa, ou são campónios ou são otários ainda virgens que descarregam nos outros só porque sim). Claro que não são todos assim, tmb não queria dar uma ideia fundamentalista em que mostrasse que todos os senhores estudantes são maus e tal, não é verdade, mas acredita, a maior parte deles acham que têm o direito de fazer tudo o que lhes apetece. “nem tão pouco me arrastei anos e anos pela universidade a gastar o dinheiro dos velhos como diz. (E se nós universitários somos tão mal formados porque é que é o sr Anónimo a chamar velhos aos pais?)- ora ainda bem, é sinal que andas lá ou andaste a trabalhar no duro, desde quando chamar velhos aos pais e mal formação ? e uma expressão do calão português, e daí nunca falaste calão ou disseste palavrões na vida ? pais novos não são, e chamar-lhes velhos a meu ver e um sinal de à vontade entre pais e filhos, tal como eles nos chamam o meu/minha miúdo/a ou whatever, significa para mim, que é até um sinal duma relação de amizade entre pais e filhos e que se dão bem, mas pronto eu sou mal formado plos vistos.. em relação a beberes, toda a gente apanha bebedeiras, e tas no teu direito apanhar, na to a criticar ngm pr isso, o que gostaria de salientar é que há pessoal que se enfrasca diariamente, estilo alcoólico, e pergunto eu para quê ? a vida será assim tão má que obrigue as pessoas a gastarem balúrdios diariamente ? e eu a pensar que o pais tava em crise... “defendo que o uso do traje académico não deve acompanhar o uso de piercing's faciais e térerés. O traje académico não representa uma forma de opressão actualmente, não é imposto a quem quer que seja e só o usa quem quer. Como só o usa quem quer....deve usá-lo correctamente. Também não vês policias com piercing's faciais, os próprios jogadores de futebol são proibidos actualmente de jogar com adereços...cada usa o traje que quer, mas quando o faz deve fazê-lo correctamente” a minha posição em relação a isto, eu não repudio o traje por completo, sele significar que as pessoas tem valor e que realmente tão num patamar superior do conhecimento, agora se significar que uma pessoa não pode tocar na outra que usa o traje ou tar de olhos no chão porque sim, pra mim renego isso pr completo, e porque raio não poderão usar piercings e térerés ? pra jrá n compares a posição dum policia ou dum jogador de futebol a uma praxe, n tem kalker comparação, os policias são agentes da lei, e um oficio no qual poderão ter de abdicar d certas coisas como em td na vida, agora em relação a universidade, axas k realmente vale a pena ? imagina, alguém k use piercings e ker trajar, teria k andar smpr a por e tirar piercings, n som to entendido no assunto prk n uso ms isso n seria maçador e desgastador pra uma pessoa além de que poderia arranjar infecções ? hum...
“As praxes deveriam servir para integrar caloiros.... perguntas-me se alguma vez ajudei caloiros a preencher papéis pras bolsas, procurar bibliografia.... Sim integrei caloiros, sim dei-lhes a conhecer todos os cantos da universidade e preenchi impressos com eles. Não só lhes ajudei a procurar bibliografias mais coerentes e ricas, como muitas vezes lhes dei as minhas coisas sem qualquer tipo de problema. Sim, passei muitas horas fechadas numa biblioteca fechada com caloiros a ajudá-los em trabalhos, estudos e pesquisas. Não fiz mais do que meu dever, não fiz mais do que a minha obrigação enquanto pessoa com mais experiência. E nem por isso me julguei alguma vez melhor do quem quer que seja. O que deve parecer estranho ao sr Anónimo porque afinal eu ainda não acordei para a vida e sou apenas uma frustrada que acha que o mundo é todo cor de rosa....”
Ai gostava de te pedir desculpa, fui 1 pouco insensato em julgar-te, prk pelo k dizes segues akilo keu realmente aprecio, que e a possibilidade d alguém tornar-se um mentor para os mais novos e realmente ajuda-los no que precisam, em relação a chamar-te frustrada, axo k não usei esse termo mas ve uma coisa, não haverá coisas melhores na vida do que andar a dizer a pessoas “bixos olhos no chão” ?
Estranho.... se o mundo é todo cor-de rosa e "vivemos em Portugal" (chegaste a essa conclusão sozinho ou recorreste ao Google Earth?) Porque raio me interessa a mim que as pessoas com quem estudei tivessem acesso ao melhor que nós conhecíamos?? Porque raio fomos nós reconhecidos como excelentes alunos do curso que frequentávamos por um dos melhores profissionais da Peninsula Ibérica?? Deve ser porque somos uns filhos da puta frustados....
Tanta raiva., tanta raiva..., moça eu não te estou a atacar a ti nem aos teus colegas enquanto pessoas inteligentes e bem sucedidas k são, foram ou serão, tou simplesmente a criticar o ideal das praxes e quem o segue afincadamente sem qualquer objectivo, a minha ideia de praxes e alguém k já la ande há mais tempo possa ser 1 mentor para os mais novos, ser alguém que lhes passe algo d valor kele ate possa agradecer no futuro, se segues isso pr mim tens a minha admiração, agora s vês cm cenas d tradições e efemeridades ocas esquece la isso...
“sim vai existir censura...vai existir censura nos comentários do meu blog (ou seja....o teu vai ser apagado sr Anónimo...) porque no meu blog só me insulta quem eu deixo, porque no meu blog só escreve palavrões quem eu quizer, porque no meu blog quem manda SOU EU!”
Sim moça eu percebi ko blog era teu, meu não e prk n m chamo nokas correia, chamo-me Reticências e não tava a espera k m guardasses o comment, era so pra tu leres, de resto quero la saber, ms plos vistos deste-lhe demasiada importância, a considerar o tamanho do teu ultimo post...
“(Andas em Évora e só consegues encontrar universitários filhos da puta? Mas afinal tu andas a procurar filhos da puta ou pura e simplesmente não encontras mais nada para fazer? E eu que até gosto de Évora, e eu que até sou de Évora....)”
Adiii encontrei uma compatriota. É verdade n tenho mais nd k fazer, cm tenho algum cérebro, limito-me a comentar akilo k acho errado e injusto, to no meu direito, já k adoram comments nos blogs, eu fiz o meu. Dá- me graça o comentador do teu post tarme a criticar pr ser anónimo e ao mesmo tempo tar ele ou ela a usar o nick anounymous. Para comentar já agora o seu comment, n sou anti praxe, mantenho a minha posição em relação as praxes assim, e sujeite-me prk n tenho medo dakilo k m poderiam fazer, e kero la saber da tua posição ou idealismo. Pouco m importa, s apostas nesse tipo d coisas e prk ainda n das valor ao k tens e n conheces a vida e n passaste pr algo verdadeiramente que te marcasse, sn aposto k mudarias d opinião, ms kero la saber, e-me indiferente. A minha única preocupação foi a autora do post ler o comment, a partir dai lavo as mãos. Caso comentes este, terei mto gosto em fazer outro comentário. Beijinhos Nokas

Anónimo disse...

ao enhor ze manuel...ah, desta vez é bom ouvir coisas com mais pés e cabeça e nao tar sempre a xamar frustrados a pessoas k nem seker conheces. kt a k me foi dirigido no teu post acima, sim entei como anonimos pk nunca me dei ao trabalho de ter k me registar, e se vires comments meus noutros post veras k smp agi assim, mas como tmb dá para ver, assino o meu nome por baixo. isso de tar em cima ou embaixo é meramente um promenor.

Sara

Anónimo disse...

ta certo, dona sara, mas eu tmb n m registei basta usares a opçao other na identidade e deixar o nome sem deixar pag da net. kanto ao meu nome, k interresa s chamo joaquim, antonio, etc, sera k t diz alguma coisa sobre mim ? nao, ms as reticencias ao menos dizem o meu estado d espirito ou cm m sinto em relaçao a 1 assunto. adios

Nokas disse...

Estás a ver como a falar todos nos entendemos? Não é tão mais simples chegares aqui mostrares a tua opinião pelas praxes sem ofender ninguém?
Reticências a minha resposta não foi escrita com raiva, foi apenas o reflexo a todas as tuas provocações. Eu aceito,entendo e respeito todas as opiniões desde que não entremos no campo de ofensas baratas, opiniões ocas e sem qualquer coerência. Daí o teu comentário ter sido apagado. Não por teres uma postura diferente da minha em relação à Praxe, mas pela forma como a exprimiste.
Só uns pequenos extra ao teu comentário de hoje... parece-me que tomas o assunto alcool como exclusivo de alunos universitários, tratando-os quase como alcoolicos. É verdade que muitos tomam valentes bebedeiras, mas não me parece sintoma exclusivo de universitários. Não vamos generalizar...
Quanto aos exemplos referidos por causa do traje académico. Não comparei em si o facto de a policia ou o jogador de futebol serem uma profissão em que muitas vezes se abdica de algumas coisas, mas sim o facto de ao usares uma farda, um traje, em equipamento o usares de forma correcta. Sim realmente poderão ocorrer infecções mas parece-me um caso raro, porque em três anos a trajar,em tres anos a tirar e meter piercing's nunca tive qualquer problema com eles... acho que parte um pouco do cuidado que temos. Não sei se essa "regra" se aplica a todas as faculdades, universidades e institutos mas no instituto em que eu estudei aplica-se e como tal respeitei-a porque achei que o devia fazer.
De resto.... não generalizo o bom funcionamento da praxe porque sei que nem sempre funciona bem, porque conheço casos de abuso em praxe, porque uma praxe mal aplicada pode mesmo ser situação de crime... Não apoio qualquer tipo de supremacia ou "ditadura" na praxe, não faz parte da parte que aceitei, não faz parte da praxe que defendo... Não compactu-o com esse tipo de praxe e sempre denunciei os diferentes tipos de abuso em praxe a quem de direito.
Quanto a comentários no blog....epah eu não ando propriamente à procura que me "chovam" comentários, nem tenho pretensões a isso. Se quem ler lhe apetecer comentar, numa boa. Não será dificil encontrar pessoas com opiniões diferentes das minhas e aceito que as partilhem aqui. Não aceito de forma alguma - e daí vários comentários já terem sido apagados - é ofensas à minha pessoa, a outros comentários ou pura e simplesmente porque sim.

(Quase me atreveria a dizer-te que o teu nome será Fernando... mas ok, acredito que se fosses me dirias de forma diferente as coisas que disseste no teu primeiro comentário não é?)

Sem ressentimentos. ;)

Anónimo disse...

exacto, n foi 1 comentario muito agradavel, admito fui insensato ms n foi pra t atacar a ti cm pessoa, ms sim a atitude keu n gosto em relaçao as praxes, ms acredita aki ha mtos abusos, n sei cm e ai em beja ms ca na UE as coisas sao 1 pouco extremistas.. em relaçao ao alcool, epa nao era essa a impressao k keria dar, mas e certo e sabido k kem costuma sair mais e o pessoal da univ, n to a dizer k sao alcoolicos ms mtos so tao bem a encamadarem-se tds os dias e a gastar dinheiro a parva, eu plo menos vejo isso ca, s ai for diferente n boa, e sinal k sao mais maduros, em relaçao as praxes acredito k ai seja diferente, mas ca a ha mto o regime fascista, o traje, percebo o teu ponto d vista, ms mantenho a minha opiniao, e em relaçao aos coments faria o mesmo tas no teu direito, cm ja disse eu so keria k lesses o k escrevo. lol n percebi essa do fernando, o meu nome é usando o seu significado antigo "aquele que e parecido com deus" (ve la s consegues adivinhar) ;) e epa nem t conheço, vi o teu blog kando fazia peskisas ao akaso pr blogs e vi la o teu e resolvi comentar (nao da melhor maneira, admito) e sim dir-te-ia as coisas d forma diferente :), peço desculpa pela minha agressividade. beijo

Nokas disse...

"Aquele que é parecido com Deus" - Miguel [Nome de Origem hebraica. E não foi preciso pensar mto...]

{Hum....estranho dizes que não me conheces mas fazes referência à cidade onde estudei sem eu própria a referir... whatever}

Anónimo disse...

Lol tava no gozo, apeteceu-me brincar ao código da Vincy cm nomes. E n, n t conheço, ms tive a ver o teu blog no outro dia e vi 1 post ond falavas da Tuna, com uma imagem da ESE de beja, presumi entao k tinhas estudado ai ja que mencionavas ter estudado numa escola superior de educaçao no post k critikei em primeiro lugar.deixot aki o meu mail haborym_999@hotmail.com s algum dia kiseres flr cmg :) beijo