sexta-feira, outubro 06, 2006

O passar do tempo...


Foram quatro anos fabulosos. Sem dúvida alguma, os melhores anos da minha vida.
A chegada ao ensino superior, a vivência das praxes....hum, que delícia... Que saudades!
É desta forma que recordo o ínicio de quatro anos que sempre ficarão na memória, sempre ficarão com um cantinho muito especial no meu coração.
Vivi aquela Escola e o Instituto como uma Casa. Era a casa que nos acolhia para todo um novo mundo repleto das melhores e mais fantásticas experiências.
Primeiro as praxes.... o conhecer novos amigos, tradições académicas, o querer mais e melhor pelo nosso curso, pela nossa escola, pelo nosso Instituto. A Dura Praxis, viria a tornar-se uma paixão.
Depois...bem depois veio o orgulho no traje, veio o orgulho em representar as nossas cores, sempre com o maior respeito.
Surgiu a entrada na tuna... talvez uma consequência de toda aquela paixão que fervilhava em mim, pela vida académica.
- é tão recordar e saber que estão aqui os melhores momentos da nossa vida... -
Sabia que um dia tudo iria mudar, tudo iria acabar para mim naquele Instituto. Mas esse dia ainda vinha longe, e no que dependesse de mim ... até ele chegar, iria fazer de tudo para que nos pudéssemos orgulhar das cores que defendíamos, da casa que nos acolhia, dos nossos supremos e caloiros... Senti que esse dia estava próximo quando fizemos a nossa primeira recepção aos caloiros (hum.... caloiros?? reles bichos !!) . Já tinha tido o ano de Intocável, o de TAP mas agora sim....era o ano de Veterana, o ano do CAP e aqueles....aqueles eram os NOSSOS caloiros.
Eram tímidos e no inicio cantavam tão malzinho lolol mas eram os nossos reles bichos e iríamos torná-los nos melhores do desfile, conquistar uma vez mais o lago para orgulho de todos.
E eles foram o nosso orgulho. O orgulho dos seus veteranos, dos doutores e supremos.
Foi talvez dos nossos melhores anos. E foi tão bom chegar ao final com caloiros que tinham entendido a nossa maneira de estar na praxe.
Caloiros que sempre nos respeitaram e pelos quais nós voltaríamos a fazer tudo outra vez. Caloiros que deixaram de o ser e se tornaram nos nossos Amigos.
Tinha cada vez mais a noção que o meu tempo ali estava a chegar ao fim. Estava na altura de preparar a Benção de Finalistas, de reunir o CAP e pensar nos novos elementos.
Eu vinha embora mas aquela seria sempre a minha casa, pensei no último dia que de lá saí como aluna. Conhecia aqueles corredores como as palmas das minhas mãos...
Voltei lá esta semana. é tempo de praxe e pensava encontrar o bom ambiente de há um ano atrás. A diversão e o convivio. O respeito pelo traje, pelo Instituto, pelo curso e pela praxe....
Voltei lá e arrependi-me porque pela primeira vez me senti mal naquela que foi a minha casa durante quatro anos. Já não vi as brincadeiras de antigamente, os veteranos de curso já não se "misturam" com o resto dos alunos.... os caloiros já não cumprimentam os antigos alunos e os supremos como antes.... Agora passeia-se o traje com ganchos e elásticos coloridos na cabeça, n se tiram os piercing's faciais e usam-se tereré's e pulseiras porque é giro e está na moda. Mudou-se o regulamente de praxe não pelo Processo de Bolonha mas sim porque é conveniente aos veteranos deste ano (aliás...ninguém se lembrou das alterações necessárias à praxe e ao seu código influenciadas por Bolonha...)
Pela primeira vez fiquei desiludida e triste naquela escola. Pela primeira vez na ESE, correram-me pelo rosto lágrimas de tristeza...
Pela primeira vez senti que já não pertenço áquela casa....

2 comentários:

Anónimo disse...

Pertences miuda...e sempre has-de pertencer...nao te revex no k se paxa la hj em dia...mas revex-te nakilo k akela exkola foi nos ultimas 4 anos...e é nexes 4 anos k tens k pensar...em td de bom k la paxaste...um dia + tarde tu e kk pexoa vai-se lembrar...akela exkola era linda...as praxes eram lindas...td era lindo...mas era lindo no tempo em k a lena e o pexoal dela ka tiveram...nao no tempo posterior ao deles...kem entrou de novo n soube aproveitar td o k foi feito de bom pelos k sairam...cm a lena e o pexoal dela...nunka konhexi a escola nem o tempo em k la tiveste...mas pelo k sei, pelo k tu kontas e pelo k leio...foram tempos excelentes...po ixo miuda...kabexa pa xima e pensa nos tempos bons em k la tiveste e no k "konstruis-te" e nao no k os outros estao a "destruir"...bjs gds pa ti lindinha...

Anónimo disse...

ola mana...texto comprido lol. Agora falando a seriu, eu percebo essa tristeza, mas so posso dizer k pa fazer face a isso nao é ficar de braços cruzados. Ontem no iscap tivemos a nossa "sessao solene". No discurso do nosso Dux houve coisas k nos deixaram mais seguros, e mais lad a lado com ele...saber k todos lutaremos para k anossa praxe se mantenha. As vezes nem todos os processos de transiçao sao para pior...é necessario é k os mais velhos estajm la pa ajudar com a sua experiencia. Voces nunca deixarm de ser parte dakela casa, voces fazem parte da base dela, do passado dela, por isso so vos vale lembrar aos caloiros de "Ontem" k o k lhes ensinaram é para se manter, e nao para destorcer as coisas. Enkanto houver pessoas interessadas em fazer com k as coisas corram bem, elas correrao bem. Como o Dux do iscap diz "telefonaram-me pessoas mais velhas, como o meu colher, a dizer k se por preciso, a klk passo eles estao ca pra levahntar isto tudo e todos nós tornarmos isto no k sempre foi!". é assim k voces teem k pensar....akela casa é mt mais vossa do k as pessoas k se encontram la neste momento. E se voces se unirem, nada, mas nada vos fara frente, nunca te eskecas k a uniao faz a força ;).

Bjinhu grandeeeee
sara