sexta-feira, outubro 20, 2006

Uma causa,solidariedade ou... show-off?


Se há coisa que me faz ter vergonha do estado da programação nacional é ... o novo programa da TVI, "Canta por Mim".
Há algum iluminado que me explique a lógica, o funcionalismo, a utilidade daquele programa?? Não me venham com histórias de que é para ajudar o pobrezinho que não tem dinheiro para comprar isto ou aquilo. Até acredito que no final do programa algumas daquelas "causas" terão uma ajuda mas... será assim tão necessário expôr perante um país inteiro, os problemas daquelas pessoas para que alguém as possa ajudar? Não me parece. Parece-me decadente usar estes casos para a guerra de audiências televisas.
Não consigo entender. Aliás, não aceito pronto. Não aceito que seja necessário fazer um programa com orçamentos megalómanos para, no final poderem dizer que ajudaram alguém. Não aceito que se explore a essência da condição humana nestas condições.
Se realmente a TVI, a Endemol ou lá quem raio teve esta idéia quissesse ajudar aquelas pessoas, podia muito bem fazê-lo sem ter que dizer aos quatro ventos "-Hei.Nós vamos ajudar um pobrezinho!"
Eles ajudavam era um país inteiro se não nos sujeitassem a ouvir a Manuela Moura Guedes a estragar as músicas do Rui Veloso e do André Sardet. [Mas aquela mulher tem noção das coisas??]
Não consigo com que o meu cérebro assimile de forma passiva aquela postura: "-Estou aqui vou cantar (ou pura e simplesmente fazer uma figurinha triste) e faço questão que o mundo inteiro o saiba." Ajudavam tanto se em vez de irem ao programa cobrar cachet's chorudos os entregassem a essas causas... afinal quando se quer ajudar...ajudamos e não fazemos disso uma notícia.
Será mesmo a defesa de causas? Será mesmo solidariedade? Ou será apenas show-off na guerra de audiências??
Há tantas e tantas pessoas que dedicam parte do seu tempo a acções de solidariedade e voluntariado e não o divulgam.
Quando queremos ajudar...ajudamos e pronto.

2 comentários:

Andre disse...

"Ou será apenas show-off na guerra de audiências??"

Tá aqui a resposta...já a deste!

Anónimo disse...

Oh jovem, poderá até ser guerra de audiências, poderá até ser uma forma de captar a atenção das pessoas apenas para a tvi, mas no meio disto tudo (visto que a menina é toda dos voluntariados) não lhe passou pela cabeça que as pessoas tem mesmo dificuldades? e que elas existem e são cada vez mais uma constante na nossa sociedade? já pensou que se as pessoas se sujeitam não é apenas para parecerem de coitadinhas e dar audiências? já pensou que talvez elas se sintam mal com tudo aquilo? mas é o seu ultimo recurso para obterem algo, uma melhor vida, algumas nem casa tem... Acha que pessoas assim são fantoches? Eu não. Acho que é uma realidade da nossa sociedade, e que o mundo não é cor-de-rosa e que os problemas existem de tal forma quem tem de ser mostrados. Existe sim uma sujeição por parte das pessoas mas existe também muito dinheiro em jogo que para quem não tem nada é de veras importante, e assim dão o seu contributo, contam a sua história de vida, força e coragem em prol de obterem algo que necessitam mesmo!
Pense bem nisto tudo e não venha dizer disparates em relação a tudo isso!
Sim os voluntariados existem e por vezes são de grande valia mas para pequenas contribuições, a este nível não ajudam, nem tem suportes nem valores monetários, se assim o fosse não havia pobreza, não havia fome, etc. sendo este a solução para todos os problemas do mundo!


Ass. Sra.Catarina